Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Já imaginou por que os médicos usam roupas cirúrgicas verde ou azul, mas nunca brancas?  Acontece que esta prática que parece ser insignificante pode determinar o sucesso da cirurgia.

Antigamente, toda a equipe médica usava roupa branca, até que um dia, em 1914, um influente médico abdicou desta tradição em favor da verde, e subsequentemente azul.   O problema é que uma cor branca pode cegar os cirurgiões por alguns momentos se eles passarem a olhar da cor escura do sangue para a roupa dos colegas.


Mas isto ainda não responde a questão do porquê a roupa de um cirurgião é azul ou verde, ao invés de, digamos, violeta ou amarela.  O fato é que verde e azul são cores opostas ao vermelho no espectro de luz visual, e durante uma operação um cirurgião está quase sempre focando nas cores vermelhas.

Por causa disso, as cores verde e azul de suas roupas não somente ajudam a melhorar a acuidade visual de um cirurgião, mas também os tornam mais sensíveis às diferentes tonalidades do vermelho.  Consequentemente, isto ajuda-os a prestar mais atenção nas nuanças da anatomia humana, o que significativamente reduz a possibilidade deles errarem durante a cirurgia.

Hora do teste

Faça um teste: visualize a imagem abaixo por pelo menos 10 segundos e, em seguida, olhe para uma superfície branca.


Você também viu um coração azul-esverdeado?

Seria algo mais ou menos dessa cor que um cirurgião veria se tudo à sua volta, inclusive os jalecos de outros médicos e enfermeiros, fossem totalmente brancos dentro da sala de cirurgia.

Fantasmas de cores


Para impedir que os cirurgiões e os profissionais auxiliares se distraiam com essas ilusões de ótica, vendo “fantasmas” de cor verde para onde quer que olhem, é que surgiu essa ideia de substituir os jalecos brancos nas salas de cirurgias pelos da cor verde ou azul.

Assim, os tais “fantasmas verdes e azuis” se fundem à cor dos jalecos, deixando de se tornar uma distração.

Fonte: Science Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]